quarta-feira, 6 de julho de 2011

Novo Roedor é Descoberto em Macaé (RJ)



Um novo mamífero foi descoberto por pesquisadores brasileiros no Parque Nacional Restinga de Jurubatiba, na região de Macaé (RJ). Chamado de ratinho-goytacá (Cerradomys goytaca), a nova espécie foi descrita por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O nome foi uma homenagem aos goytacazes, índios que habitavam a região litorânea do norte fluminense. Além disso, o ratinho-goytacá tem parentesco com espécies que vivem no cerrado.

Novos estudos serão realizados para entender sua origem evolutiva, ecologia, comportamento e como as transformações regionais causadas pelo homem poderão afetar as populações do animal. A espécie foi descrita em junho, em artigo publicado na revista internacional Journal of Mammalogy.

Características
O recém-descoberto mamífero brasileiro habita moitas da árvore clusia, muito comum na parte aberta da restinga.

Durante o dia ele permanece em seu ninho em meio a bromélias ou mesmo galhos da clusia.

À noite, procura por alimentos como coquinhos de guriri ou juruba, uma famosa palmeirinha que deu nome ao parque.

A descoberta foi feita pelos pesquisadores William Correa Tavares, Leila Maria Pessôa e Pablo Rodrigues Gonçalves.






terça-feira, 5 de julho de 2011

Macaco Fotógrafo

O fotógrafo britânico David Slater disse ter tido a câmera roubada por um macaco preto em um parque na ilha de Sulawesi, Indonésia. O hábil símio, que é raro e ameaçado de extinção, aproveitou e tirou umas fotos de si mesmo:

"Ele tirou centenas de fotos até que eu recuperasse a câmera. Mas a maioria estava sem foco. Obviamente ele ainda não desenvolveu a técnica. Esse tipo de macaco não é conhecido pela inteligência, ao contrário do chimpanzé. É apenas curioso", disse o fotógrafo premiado ao "Telegraph".

De acordo com reportagem do "Guardian", a câmera estava sobre um tripé no momentodos cliques.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Glu Glu e Quá Quá

Desta vez não fui para a fazenda, porém minhas primas Cacá e Fefê vinheram pra cá, ela troxeram 4 novidades:

1. A fazenda tem dois perus, um macho e uma fêmea, nós ainda não demos os nomes.
2. Nós inauguramos o lago dos patinhos.
3. A fazenda tem nove patinhos, contando com a mãe, o preto e branco é Chokito da minha prima Cacá, o branco com uma mancha preta na asa é meu, o nome dele é Patunço.
4. Chegaram dois avestruzes novos, antes só tinham dois, um morreu porque não podia andar, ela era Anna, e o outro é Justin, então chegaram duas fêmeas na fazenda uma é Anna Segundo e a outra não tem nome.