sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Trava-Línguas Animais

Três pratos de trigo para três tigres tristes.

O rato roeu a ropupa do rei de Roma. em Roma a roupa o rato roeu.

A aranha arranha a rata, a rata arranha a aranha, a aranha e a rata arranha a ratazana.

Um ninho de mafagafos com sete mafagafinhos, quem desmafaguifar um ninho de mafagafos, bom desmafaguifador será.

Bagre branco, branco bagre.

Olha o sapo dentro do saco, o saco com o sapo dentro, o sapo batendo papo, e o saco soltando vento.

Porque pia pardal pardo, porque pio eu piarei, porque sou o pardal pardo, porque pio para o rei.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Relações biológicas

Vou mostrar a vocês agora todas as relações biológicas do planeta terra, que nós vemos no nosso cotidiano.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ovos e Mais Ovos




Os filhotes [de tartarugas] são pequenos e frágeis, .medindo apenas cerca de cinco centímetros. Muitos são devorados por siris, aves-marinhas, polvos e principalmente peixes. Outros morrem de fome e doenças naturais. Estima-se que, de cada mil tartarugas nascidas, apenas uma ou duas atingem a idade adulta. Mas, depois de adultas, poucos animais conseguem ameaçá-las, com exceção do homem.
As granjas são muito rigorosas na seleção dos ovos para o consumo humano. Ovos sujos e trincados são separados para outras finalidades. Aproximadamente 2 em cada 10 ovos são inadequados para o consumo humano

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Uma Pessoa que se Preocupa com o Meio Ambiente


Você sabia que os anfíbios(sapos, rãs e pererecas) de todo o planeta estão sendo ameaçados?
Existem mais de 6 mil espécies de anfíbios conhecidas, mas uma em cada três delas está ameaçada de desaparecer do planeta. Os cientistas acreditam que isso acontece porque eles são animais muito sensíveis e, por isso, sofrem mais com a poluição e intervenção do homem na natureza.

Nos últimos anos, o aumento da poluição tem contribuído para elevar a temperatura da terra. Isso altera a quantidade de chuva que cai em algumas regiões do planeta, o que afeta esses animais, muito dependentes da água. Eles passam toda a sua infância nesse ambiente e, depois de crescidos, usam ela para se reproduzir e até respirar, pois, além dos pulmões, também respiram pela sua fina pele, que precisa estar sempre molhada. Por isso, a água poluída também os afeta muito.

além disso, muitos anfíbios têm que suportar o desmatamento das florestas onde vivem, a caça ilegal e principalmente um tipo de fungo descoberto rescentemente que causa uma doença mortal neles. [Acredita-se que esse fungo se desenvolveu muito devido ao aquecimento da terra].

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Os Manguezais


Os manguezais são um tipo de vegetação litorânea. Os manguezais ocorrem em áreas situadas próximo à foz de rios que deságuam no mar, onde a água doce dos rios se mistura com a água salgada do mar. A vegetação dos manguezais é formada por plantas adaptadas ao solo alagado e salino.
muitas áreas de manguezais já foram devastadas por causa da expansão urbana. mas a sua preservação é muito importante, pois é nos manguezais que uma grande diversidade de espécies animais aquáticas se reproduz. Além disso, essas espécies encontram nos manguezais uma grande quantidade de nutrientes

As Queimadas no Cerrado



As queimadas podem ocorrer de forma espontânea no cerrado. Isso acontece porque, no período de estiagem, a vegetação fica muito seca e pode incendiar-se com o calor do sol. Mas as queimadas provocadas pelas pessoas para limpar o terreno para a agricultura são as mais comuns. Muitas vezes, essas queimadas se tornam incontroláveis e acabam destruindo o solo e eliminando espécies da fauna e da flora brasileira.

As Paisagens Vegetais Brasileiras


Floresta amazônica: é uma floresta tropical que ocorre em áreas de clima quente e úmido, como o clima equatorial que abrange o norte do Brasil. A floresta amazônica tem matas densas, com árvores de grande porte e bem próximas umas das outras.


Mata atlântica: também é uma floresta tropical. A mata atlântica , ou floresta atlântica, cobria uma extensa e larga faixa da costa brasileira, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, e, também vários trechos do interior do Brasil. A mata atlântica apresenta uma das maiores biodiversidades do mundo.


Caatinga: é a vegetação típica do sertão nordestino, onde ocorre o clima tropical semiárido.Na caatinga predominam as plantas adaptadas ao clima quente e seco, como cactáceos e arbustos.


Cerrado: é a vegetação que ocorre em áreas de clima quente e com pouca umidade, sobretudo nos planaltos do interior do país . O cerrado é formado por plantas rasteiras, arbustos e árvores tortas que aparecem de forma mais dispersa.


Mata dos Pinhais: também conhecida como floresta de araucárias, é uma vegetação típica de áreas de clima subtropical, que ocorre no sul do Brasil.

domingo, 12 de setembro de 2010

Tempo de Decomposição do Lixo

Papel: 3 a 6 meses
Vidro:1 milhão de anos
Nylon: mais de 30 anos
Pneu: indeterminado
Fralda descartavél: 500 anos
Fralda de pano: 1 a 6 meses
Pano: 6 meses a 1 ano
Chiclete:5 anos
Madeira pintada: 13 anos
Cigagarro: 5 anos
Plástico: mais de 100 anos
Metal: mais de 100 anos
Lata de conserva: 100 anos
Alumínio: 200 a 500 anos
Tampa de garrafa: 150 anos
Filtro de cigarro: 1 a 2 anos
Isopor: 8 a 80 anos
copo plástico: 50 anos
Palito de madeira: 50 anos

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Relações Entre Alguns Animais

Mutualismo:é a relação entre dois organismos na qual ambos se beneficiam de alguma forma. Algas e fungos se associam em uma relação de mutualismo, formando liquens.

Comensalismo:É a relação entre dois organismos em que um se beneficia sem prajudicar o outro. A relação entre rêmora e o tubarão é um exemplo de comensalismo.

parasitismo:É a relação em que um organismo, chamado parasita, se instala no corpo de outro organismo, chamado hospedeiro. As lombrigas são parasitas dos seres humanos.

Competição:É a relação em que os organismos desputam recursos do ambiente que não são suficientes para todos. No costão rochoso, as cracas disputam espaço, vivendo uma relação de competição.

Predadores Famosos


O gavião-de-penacho é um exelente caçador, podendo caçar animais tanto no solo quanto no topo das árvores. A onça-parda habita montanhas, florestas tropicais e cerrados. alimenta-se de veados, porcos-espinhos, lebres e de outros animais. O louva-a-deustem garras e mandíbulas fortes. É um predador agressivo e se alimenta de moscas e outros insetos. O tubarão-branco é um importante predador dos oceanos. Ele caça preferencialmente focas, golfinhos e leões marinhos.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

"Surpresas Amarelas"

No dia 20/08/10 eu e o irmão ganhamos um par de patinhos do meu tio Djalma. O meu eu chamei de Bola de neve e Bernardo nomeou o dele de Combusken (nome de um pokémon). Eles estão maiores, diferente e mais danados a cada dia que se passa. Da próxima vez que os meus tios vierem a minha casa, eles levarão os nossos patinhos para a fazenda, pois atrás da sede eles iram construir um lago artificial e vão comprar mais 3 patos. Beijos.

P.S.: Minha mãe amou os patos, diferente dos pintinhos que eu já tive.

Classificação dos Times de Futebol da Escola Criativa

gols acumulados/lugar classificado

3 série: 18/0/3 gols/1 lugar
4 série : 26 gols /2 lugar
2 série : 3 gols /3 lugar
1 série : 3 gols /4 lugar

Novas Paixões


A pouco tempo, descobri que eu amo Mitologia Grega e futebol, então eu resolvi postar algumas informações sobre uma das minhas novas paixões:

Zeus: deus dos deuses deuses do olimpo
Poseidon: deus dos mares
Hera: deusa do cíume e do casamento
Demeter: deusa da agriculura e da fertilidade
Apolo: deus do sol e da poesia
Afrodite: deusa da beleza
Hefesto: deus das forjas e do fogo
Dionisio: deus da folia e das festas
Ares: deus da violência
Hercules: deus da força
Hestia: deusa dos lares
Artemis: deusa da caça e da castigade
Atena: deusa da sabedoria

domingo, 20 de junho de 2010

Gatos, Cães e Cavalos


Infelizmente Safira,Zeus,Fifi,Pite-pite morreram,só sobrou Marley que agora é da minha prima Cácá. Xuxa também infelizmente morreu.

Boni teve novos filhotes e o meu tio Djalma vai trocar alguns cavalos da fazenda por Puros-sangue-lusitanos. vou para a fazenda lagoa nova nesta quarta-feira e vou trazer mais novidades

sábado, 27 de março de 2010

Atualizando as Lembranças

Tem muito tempo que não escrevo no meu blog, por isso tenho várias histórinhas para contar para vocês. Um pouco desatualizadas, mas valem a pena.
Se lembram da calopsita Pipiu, que postei sua história aí abaixo? Ela fugiu da gaiola, ainda não se sabe como, e ganhou a liberdade dos céus.
Fui ma casada minha colega Bianca e conheci o seu coelho, que não consigo lembrar do nome, e sua yorkshire Cindy. Ela parecia ser um mimo,mas na verdade ela é muito agitada e brincalhona.
A cadela Ciça da fazenda pariu sete filhotinhos, mas apenas um sobreviveu.
Da última vez que fui à fazenda, eu Bernardo e Fefê encontramos um morceguinho no curral. Nem deu medo!
A novidade é que tia Vone comprou um papagaio com autorização do Ibama. Ela disse que o bichinho é tão feio... deve ser porque é muito novinho e depenado.
Meu avô disse que finalmente podemos comprar um cachorro, mas tem que ser dos pequenos.
Assim que tiver mais novidades volto para contar. Até lá!

domingo, 17 de janeiro de 2010

Meus Novos Companheiros

Certo dia minha amiga Lorrane me contou que tinha pintinhos. Um se chama Hugo e a outra se chama Tathy. Lorrane também disse que os pintinhos não deixavam ela dormir em paz, então perguntei a ela se eu poderia levar eles para minha casa, e ela disse sim. Hugo é do meu irmão e Tathy é minha. Só vamos levar eles para a nossa casa se minha mãe deixar. Será que ela vai deixar?

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O Meu Primeiro Cão

Na minha primeira ida à fazenda Lagoa Nova, conheci um cachorro chamado Bill e gostei muito dele.
Tio Djalma me deu esse cão lindo. Ele ficou na casa de Kill, outro cão da fazenda, dormiu lá por algum tempo até que tio Dja resolve soltá-los na casa sede.
Agora,os cães vivempresos no canil e Bill virou cão de guarda do galinheiro.